sábado, 15 de setembro de 2012

Tudo Sobre Vascularização, Guia Prático Para Veias Saltando



Vascularização é algo impressionante. Imagine um braço enorme, digamos 46 cm, agora o imagine com veias saltando de tudo quanto é lado. É outro níve, certo?



Por esse motivo, sempre pesquisei sobre o assunto e experimentei formas de aumentar a dita cuja vascularização. Nesse artigo, cobrirei formas de aumentá-la ao ponto que ouvir “o que é isso no seu braço?”, “tem algo saindo da sua panturrilha” será parte do seu dia-a-dia.
Basicamente, existem formas de aumentar a vascularização temporariamente e permanentemente. Entre as temporárias estão cafeína, chá verde, pré-workouts com vasodilatadores (arginina, tirosina) e outras substâncias. Por ser algo com curta duração (pois nosso corpo não consegue armazenar tais substâncias), focarei nas formas de aumentar a vascularização de forma permanente.
Além da genética, que não podemos mudar, outros fatores influenciam no fenômeno. Entre eles:

Percentual de Gordura

Vascularização é, na verdade, o fato de ter veias aparentes. Com níveis altos de gordura corporal as veias existem, mas estão cobertas por camadas de gordura. A solução: abaixar o nível de gordura corporal. Com um percentual de gordura em torno de 10% podemos ver algumas veias, mas uma vascularização monstruosa ocorre com níveis de gordura abaixo dos 9%. O fato de novas veias aparecerem de um dia para o outro, à medida que o percentual de gordura diminui, é um estímulo e tanto durante a fase de cutting. 


Quantidade de Músculos

Você já percebeu que caras maiores têm veias maiores e mais aparentes, mesmo que o percentual de gordura seja o mesmo que o de um cara menor? Pois isso tem explicação: quanto mais os músculos crescem, maiores as veias têm que se tornar para nutri-los. Quando elas não são suficientes, criam-se novas veias para auxiliar na nutrição do novo tecido muscular. Assim, quanto maior você for, maior a quantidade e o tamanho de suas veias quando estiver com um baixo percentual de gordura. Portanto, ganha uma boa quantidade de massa muscular antes de querer ter veias enormes e aparentes!

Aumentar a intensidade do treino




Veja bem, quando você faz um treino que está acostumado, com descanso entre as séries, o coração não precisa bombear grandes quantidades de sangue para os músculos. Agora quando saímos da zona de conforto e fazemos treinos com altas repetições e pouco descanso, nosso coração trabalhará a mil por hora, bombeado muito sangue para os músculos. A vascularização aumenta quando a pressão sanguínea aumenta, por isso abuse da intensidade com superséries, bisets e pouco descanso entre séries.

Exemplo de treino aliando hipertrofia com trabalho de vascularização:

Treino de Ombros:

Desenvolvimento Nuca ou Frontal, 4 séries de 8 repetições. Descanso de 30 a 45 segundos.



*O desenvolvimento nuca, como o nome diz, deve ser feito descendo até a altura entre a orelha e nuca. Para alguém com flexibilidade normal, não há problemas. Não use uma pegada mais larga. Se tiver problemas de flexibilidade para o exercício, opte pelo desenvolvimento frontal.

Supersérie:
Elevação Frontal, 10 repetições
Evelação Lateral, 10 repetições
Desenvolvimento com Halter, 10 repetições

*Faça a supersérie sem para, descanse 30 segundos e repita a supersérie para um total de 4 vezes. Use o mesmo halter para todos os movimentos, usando um peso que seja possível completar a supersérie atingindo 10 repetições em todos os exercícios. Todo os exercício são feitos em pé!
As superséries também podem ser usadas em treinos de músculos antagonistas (bíceps e tríceps, por exemplo), use a criatividade. Um treino nesse estilo aumentará e muito a demanda de sangue na musculatura exercitada, contribuindo para a vascularização. Além de que, treinando assim, você fará um melhor uso do seu tempo na academia.  Não há porquê fazer treinos com duração maior do que 70 minutos, principalmente se treina várias vezes na semana.

Aumente as repetições

O princípio é o mesmo que o aumento da intensidade, bombear mais sangue para a área, tendo assim um pump maior. Exercícios com menos repetições também são importantes, então será preciso misturar o número de repetições com altas e médias repetições. De preferência à altas repetições em exercícios isoladores (que trabalham um músculo por vez, como o tríceps na polia) e médias-baixas repetições a composto (vários músculos sendo usados ao mesmo tempo, supino por exemplo).

Treino de peito e tríceps visando vascularização:

Aquecimento geral (esteira, bicicleta etc), 5-10 mins.

Supino Reto com Barra – 2-3 séries de aquecimento, 3x6-8 pesadas. Descanso de 1 minuto entre séries.


Mestre Franco Colombu, supinando mais do que 2 vezes seu peso!


Crucifixo Inclinado com Halteres – 3x20 alongando bem o músculo e com menos peso. Foco em bombear sangue para o peitoral. Descanso de 45 segundos entre as séries.



Supino Inclinado com Halteres –  3x8-10 bem pesadas. Descanso de 1 minuto entre as séries.

Crucifixo no Cross (ou Pec Deck) – 4 séries de 20 repetições. 45 segundos de descanso entre cada. Novamente, foco em bombear sangue para a região, gerando um pump monstruoso.

Tríceps na Polia Alta com Corda – 1 série de 20 repetições para aquecer, 3 séries de 15 repetições. Descanso de 45 segundos entre as séries.



Tríceps Supinado ou Supino Fechado – 3 séries de 10 repetições. Descanso de 1 minuto entre as séries. Exercício feito como o supino, mas com uma pegada bem mais fechada. Assim, faça-o no banco de supino.



Tríceps Testa com barra H ou W– 3 séries de 15 repetições. Descanso de 45 segundos entre as séries. O uso de Barra H ou W é devido ao fato de elas não forçarem tanto a articulação do cotovelo. Se não tiver problemas com o cotovelo e não houver barras H ou W em sua academia, faça com a reta ou faça o movimento com halteres.

Pronto, eis um treino visando hipertrofia e aumento de vascularização.

Mantenha-se bem hidratado

Jay Cutle sabe a importância da água

Beba uma boa quantidade de água, no mínimo 2 litros, pois ao bebermos pouca água noss sangue perde volume. Ou seja, não dilata tanto as veias ao passar. Logo, é preciso beber bastante água para que a vascularização seja ainda maior.

Depilação

Nem todo mundo está disposto a este passo, mas entenda que toda definição e vascularização do mundo não serão tão visíveis se você tiver um crescimento capilar semelhante ao do Toni Ramos. Claro que se os pelos forem poucos, não há motivo real para depilá-las (se não visa competir). Agora pernas, peitos, costas e braços muito peludos impedirão que boa parte da definição e vascularização, que você tanto suou para conseguir, apareçam.



Conclusão

Para conseguir uma vascularização maior, é preciso seguir vários passos listados acima. Não será do dia para a noite, mas com consistência se chega lá.


3 comentários:

  1. No meu caso mesmo eu fazendo treinos bem pesados e com pouco tempo de descanso eu percebo que as veias do ante braço elas somem só aparece um pouco no biceps, faço uma serie bem exaustiva para o ante braço e salta bem pouco, sendo que meu nivel de gordura esta bem baixo. por que ?

    ResponderExcluir
  2. Treinomestre #circuitonaareia #forca #foco

    ResponderExcluir